As metástases podem aparecer em várias fases da doença. É pouco frequente descobrir metástases quando se faz o diagnóstico do cancro inicial, mas pode acontecer em 5-10% dos casos na Europa e América do Norte. Nos países menos desenvolvidos, esta percentagem é, habitualmente, maior, pois os cancros são descobertos mais tardiamente, e já em fases mais avançadas. Mais frequentemente as metástases surgem meses a anos depois do tratamento inicial do cancro. Pensa-se que as células malignas podem ficar adormecidas, noutro órgão onde se alojaram, e que podem acordar em qualquer altura, devido à acção de diversos factores, que permanecem, ainda, por esclarecer.
O cancro pode, por isso, espalhar-se muito cedo, e produzir micro-metástases, que não conseguem ser detectadas com os meios de diagnóstico actualmente disponíveis.
No decurso do seu desenvolvimento, as metástases podem impedir o normal funcionamento dos órgãos onde se fixaram. É esta potencialidade de alterar as funções vitais que faz com que as metástases desenvolvam a capacidade de ser mortais.Perante a suspeita de metástases, teremos que proceder à confirmação do diagnóstico
O Mama Help surge como um centro de recursos diversificados, aberto a toda a gente. Disponibiliza informação e ajuda, desde o primeiro diagnóstico e em todas as fases da doença. Esperamos poder oferecer toda a informação e apoio de qualidade para que tenham, para além do suporte médico convencional, apoio não médico bem orientado, que ajude todos os que, de alguma forma, viveram, vivem ou convivem com esta doença.